Palestrantes
Prof. Dr. Daniel Véras Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Bahia (2004), com mestrado, doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Teses Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho (2011), promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Bahia, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA) e coordenador do LEDMa. É Diretor Regional da ALCONPAT Brasil e do IBRACON. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e argamassas, com foco no desenvolvimento em novos materiais, reutilização de resíduos industriais, reologia de matrizes cimentíceas e análise da durabilidade de materiais e componentes.
Prof. Dr. Marcelo Tramontin Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014-2018). Concluiu o mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em Cerâmica, também pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2012-2014). Graduado em Engenharia Cerâmica pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE/2007-2011). Atuou em atividades de investigação científica no Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro na Universidade de Aveiro (UA/Portugal), durante a graduação (2010) e doutoramento (2017/18). Realizou estágios de pós-doutoramento na UFSC (2018-2019) e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC/2020). Atualmente é Professor Visitante Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM) e do curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Como pesquisador, atua em linhas de investigação relacionadas a caracterização de minérios industriais, materiais vitrocerâmicos, reaproveitamento de resíduos industriais, materiais porosos, biomateriais e cimentos.
Prof. Dr. Oswaldo Cascudo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestre e doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (1991 e 2000) e pós-doutor pelo Institut National des Sciences Appliquées - INSA, em Toulouse/França (2004). É autor de diversos artigos científicos, de capítulos de livro e dos livros “O Controle da Corrosão de Armaduras em Concreto” (1997) e “Influência do Metacaulim na Durabilidade e Microestrutura do Concreto” (2018). É Professor Titular da Universidade Federal de Goiás - UFG, com vinculação desde 1992 na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, atuando como pesquisador (nos níveis de mestrado e doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil - PPG-GECON. Na UFG, é coordenador do LABITECC – Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil, do Laboratório de Durabilidade e Corrosão e do GEDur – Grupo de Estudos em Durabilidade. É membro corporativo da RILEM e do ACI, além do IBRACON.
Eng. MSc. Marcello Martins
PROJEMART
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestre Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ (2000). Foi professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na Universidade Candido Mendes. Atua como consultor de serviços relacionados a patologia em estruturas de concreto armado na Empresa Projemart Projetos de Engenharia, onde é sócio gerente, tendo desenvolvido trabalhos obras nacionais e internacionais.
Prof. Me. Leandro Assis
IFBA - ILHÉUS
Prof. Leandro Assis, Engenheiro Civil, Agrônomo e Agrimensor, Cientista em inovação e modelagem de materiais (UESC), Doutorando em Engenharia Civil (USP), Professor no Instituto Federal da Bahia, onde leciona disciplinas de Planejamento Urbano, Topografia e Mecânica dos Solos. Vem desenvolvendo pesquisa em parceria com USP, ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto, Polytechnique Montréal e Vale na área de processamento digital de imagens aplicados a diagnósticos remotos e não destrutivos com inteligência artificial e Engenharia diagnóstica 4.0.
Prof. Dr. Ruan Carlos de Araujo Moura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2021), Mestre em Ciência Inovação e Modelagem em Materiais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012), graduação em Engenharia de Produção, UESC (2009) e técnico em Edificações IFBA (2004). É coordenador do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC/UESC), sendo ainda revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e compósitos de matriz polimérica, com foco no desenvolvimento em novos materiais, reutilização de resíduos industriais e análise da durabilidade de materiais e componentes. Autor de artigos científicos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.